terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Vereadores de Senador La Rocque visitam educadores no Centro do Toinho

Profissionais estão “acampados” na escola Tiradentes a espera de medidas positivas
Rua central do Centro do Toinho
Senador La Rocque (MA) - Vários servidores da educação, concursados e contratados pelo município de Senador La Rocque, estão reunidos há dias na escola pública Tiradentes, localizada na localidade Centro do Toinho, esperando que providências sejam tomadas pelo poder executivo local. Esses servidores estão temporariamente destituídos de suas funções pelo fato de uma briga litigiosa que ocorre entre os municípios de Senador La Rocque, Buritirana e João Lisboa.

Vereadores Wilas e Rinaldo ouvindo a população

Preocupados com a situação os vereadores Reinaldo da Queijeira, Wilas do Sindicato e Bartolomeu, todos de Senador La Rocque, estiveram presentes na tarde de hoje (26) na referida escola para ouvir as reclamações e reivindicações desses profissionais. Os funcionários da escola disseram que foram “convidados” a se ausentar da escola porque a prefeitura de João Lisboa, atual detentora dos territórios contestados, já tem outros servidores prontos para assumirem seus lugares. “Isso é meramente político”, disse um dos professores.
Vereador Bartolomeu

Originalmente essa área pertencia ao município de João Lisboa, mas foi partilhada com Senador La Rocque, quando este foi criado em novembro de 1994. Atualmente o distrito de Centro do Toinho voltou a pertencer a João Lisboa, mas a maioria da população se nega a aceitar esse fato oficial, embora seus títulos de eleitor pertençam ao município. “já temos mais de quinhentas assinaturas num abaixo assinado, prontinho para levar as mãos de autoridades competentes, visando apressar um plebiscito, pois nós não queremos de maneira alguma voltar a pertencer a João Lisboa”.
Comunidade é ouvida pelos vereadores

O grande problema é que essas localidades estão sem comando aceito pelos moradores. Por causa desse impasse os servidores estão sem receber salário desde novembro. O prefeito de Senador La Rocque, Francisco Nunes “lavou as mãos” ao dizer que essas áreas não estavam mais sobre sua jurisdição e por isso não tinha compromisso com folha salarial deles, mesmo esses servidores terem sidos aprovados em concurso no seu município. 
Professores relatando os fatos

O município de Buritirana já recebe recursos que antes era destinado ao município vizinho, mas até agora não fez nada de benefícios nessas áreas prejudicadas.  Os moradores do Centro do Toinho dizem que até agora Jairo Madeira, o prefeito de João Lisboa, construiu duas pontes no povoado, e só.

Reinaldo Queijeira, presidente da Câmara Municipal de Senador La Rocque, disse que vai sugerir que se crie uma comissão para levar o problema diretamente ao governador Flávio Dino numa audiência. “O governador vai estar em Imperatriz no dia 28, mas acredito que sua agenda estará lotada e dificilmente vai ter tempo para nos ouvir, daí a necessidade de marcar um encontro com ele em São Luís”. Para finalizar Reinaldo falou: “o certo é que estamos sensibilizados com essa causa e não mediremos esforços para tentar resolver esse problema”.


Escola pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário