sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ministra Gleisi Hofffman quer cortar dinheiro das APAES

Ela pode apoiar projeto do Dep. José Pimentel que tira recursos dessas              entidades

Uma das raras experiências de ONGs bem sucedidas no país, que prestam serviços inestimáveis a crianças portadoras de necessidades especiais, as APAES, estão na mira da ministra Gleisi Hoffmann, que opera pela aprovação de projeto que “determina a universalização do atendimento a estudantes com deficiência na rede regular de ensino”.
Essa universalização significa o esvaziamento das APAES e o deslocamento das crianças atendidas para a rede convencional de ensino. O governo federal quer tirar recursos das APAES. Gleisi esteve com José Pimentel (PT-CE), relator do projeto, e reafirmou compromisso de Dilma em manter decreto que diz que a oferta de educação especial se dará “preferencialmente” na rede regular. A posição é referendada pelo Ministério da Educação que também defende que o atendimento deve ser integrado.
A medida retiraria de entidades como a APAE a possibilidade de oferecer atendimento especial substitutivo à educação na rede regular, além de reduzir o repasse de recursos a essas entidades. As APAES defendem a redação do texto com a palavra “preferencialmente”.

Folha de S. Paulo (22.08.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário